Sobre
Hora do Apocalipse é um blog de estudo das Escrituras, e de análise e investigação da realidade em paralelo com a Bíblia. Nossa missão é auxiliar no despertamento dos leitores com textos e estudos profundos e transformadores. Discernir os sinais dos tempos, fortalecer a fé, e amplificar o entendimento das Escrituras é a nossa grande contribuição.
Nossa proposta
Clareza e profundidade: conteúdo acessível sem perder rigor;
Transparência e compromisso: fontes citadas quando cabíveis, correções quando necessárias;
Responsabilidade espiritual e social: buscamos edificar, nunca desinformar.
Sobre o autor
Baul de Souza sempre foi um estudioso das Escrituras. Na adolescência, decidiu ler a Bíblia inteira e, nessa jornada, reconheceu a essência do seu chamado. Nascido em 10 de fevereiro de 1989, no HCA (Hospital Central da Aeronáutica), no Rio de Janeiro, filho de pais evangélicos, cresceu atento aos ensinamentos recebidos nos cultos e costumava (ainda pequeno), ao chegar em casa, “pregar” novamente o que ouvira — para surpresa e alegria dos pais.
Essa atenção dedicada às Escrituras não foi à toa. Desde o seu nascimento, Baul de Souza foi marcado pela atuação direta do Eterno de Israel, quando apresentou um quadro de ELC (Efisema Lobar Congênito), logo aos dois meses de vida, o que, na época, representava a espantosa raridade probabilística de 1 caso em 1 milhão de nascimentos.
Após uma intervenção cirúrgica, teve morte clínica devido a um erro médico de má operação de troca de curativo de um dreno. Para resumir a longa história, na ocasião, o clamor de sua mãe (que o tinha nos braços no momento da fatalidade) pela misericórdia do Filho de Davi foi um dos principais responsáveis pela leitura que fazes neste momento.
Avançando no tempo, Baul de Souza teve a oportunidade de liderar equipes de louvor na igreja em que cresceu, além de atuar como professor de escola bíblica e de grupos de estudo em casas.
Em 2012, ingressou numa comunidade judaico-messiânica em Belo Horizonte, onde permaneceu por dez anos. Ali, formou-se no CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião) e aprofundou-se nas raízes bíblicas da fé. Trabalhou também nesse período no Museu da História da Inquisição, o primeiro museu brasileiro do tema, e se deu conta ali, mais nitidamente, da concretude das narrativas que o acompanharam desde criança: Davi, Salomão, Moisés — personagens de um povo e de uma terra reais, e não de ficção.
Músico desde a adolescência, tendo trabalhado profissionalmente como tecladista em casamentos e eventos cerimoniais, Baul também se dedicou ao setor de música da sinagoga, atuando como um dos pianistas oficiais do Ministério, compondo e arranjando peças para o Serviço da Torá em cada shabat — um período precioso de lapidação criativa e devoção.
Hoje, Baul de Souza é escritor e cria conteúdos para o Canal Hora do Apocalipse no YouTube.


